quinta-feira, 22 de maio de 2014

Eu sou responsável!


Uma hora da manhã deste 22 de maio de 2014.

Meu aniversário! 36 anos...

Uau, como passou rápido!

Ontem cheguei tão cansada do trabalho, que antes das 21 horas já estava dormindo com os meus filhotes, e só acordei agora.

Pois é, acho que hoje não haverá abraços por aqui.

Meu esposo recaiu feio. Está no uso desde ontem, e ainda não voltou para casa.

Ontem, no Curso de Multiplicadores, o Dr. Evandro deu uma palestra muito esclarecedora sobre o processo da dependência química no cérebro da pessoa.

Absorvi muitas informações. E compreendo a doença dele, de verdade.

Entretanto, isso não muda o fato de que hoje estou aqui sozinha, começando o meu aniversário com essa dor no peito...

Uma das coisas que ouvi ontem na palestra foi que o fracasso dos tratamentos geralmente vem da falta de humildade. E eu concordo muito com isso. Meu esposo teve três lapsos em 2013, sempre se reerguendo rapidamente. E, neste ano de 2014, ele havia tido dois lapsos, também sem se afundar na compulsão. Isso o faz pensar que ele consegue “usar controladamente”. E ele acaba se esquecendo do quanto já sofreu e já perdeu pelo uso de drogas. Se esquece que tem uma doença, que precisa de cuidados.

Ele quer ser uma pessoa normal, com vida normal, sem Psiquiatras, Psicólogos, NAs, ou qualquer tipo de tratamento. Mas, ele não é uma pessoa normal, e sem ajuda, é quase impossível conseguir.

Já conversamos muitas vezes sobre isso, mas ele estava resistente. Ele apostou na sorte. E agora está nas ruas novamente.

Faltou humildade... Aliás, desde que eu o conheço, suas recaídas sempre são por essa razão. Ele acha que consegue sozinho, que não tem risco de recaídas... que não é um adicto.

Enfim, não estou sentindo raiva agora. Apenas tristeza mesmo.

Essa doença é muito dolorosa. Imagino a sensação de derrota que ele sente. Mas, espero que ele não desista.

Quanto a mim, agora é hora de dar o ultimato: ou se trata, ou ... :(

E que venham as outras 23 horas do “meu dia”.

36 anos já. E acho que um dos resultados do meu “amadurecimento” foi a descoberta de que eu sou responsável.

“Eu sou responsável por mim. Eu sou responsável por viver ou não a minha vida. Eu sou responsável por prover o meu bem estar espiritual, emocional, físico e financeiro. Eu sou responsável por identificar e satisfazer minhas necessidades. Eu sou responsável por resolver meus problemas ou aprender a conviver com eles, se não puder resolvê-los. Eu sou responsável por minhas escolhas. Eu sou responsável pelo que dou e recebo. Eu sou responsável por estabelecer e alcançar minhas metas. Eu sou responsável pelo tanto que desfruto de minha vida. Eu sou responsável pelo tanto de prazer que encontro em minhas atividades diárias. Eu sou responsável por quem eu amo, e como escolho expressar este amor. Eu sou responsável pelo que faço aos outros, e pelo que eu permito que os outros me façam... (Melody Beattie)

E eu sou responsável por fazer deste meu aniversário um dia feliz!

Beijos.

15 comentários:

  1. Querida Poly. Como qualquer companheira (esposa ou namorada) de DQ, conheço esse sentimento. Meu namorado uma vez foi preso com porte de drogas na noite anterior ao meu aniversário. A polícia invadiu o bar em que ele estava e pegaram ele com maconha e cocaína nos bolsos. Bom, ele ainda era réu primário e não tinha grandes quantidades, então foi autuado e liberado. Um dia antes do meu aniversário. Bom, só posso dizer que os planos que tínhamos pra esse dia não aconteceram. Sinto muito por seu sofrimento, e ainda bem que temos umas às outras pra compartilhar e dar força.
    Mas além de tudo isso, é seu aniversário. Te desejo muitos anos de vida, que seja um dia especial, apesar de tudo. Nunca esqueça que você merece tudo de melhor. Você merece ser amada, e você é, pelos seus filhos, seus amigos, seus colegas, suas companheiras virtuais, que sofrem contigo, e vibram contigo. Você merece ser feliz e desejo do fundo do coração que seja. Tenho certeza que seu marido, apesar de todos problemas que ele carrega, também te ama muito. Mas como sabemos, deixar isso está apenas nas mãos dele.
    Que Deus te abençoe e te dê sempre muita força e serenidade, porque precisamos muito disso. Você é luz para o caminho de muitas pessoas, não perca isso nunca.
    Feliz aniversário! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Polly!!
    Neste dia, no qual minha mãe também faz aniversário, te desejo paz na alma, serenidade na tribulação, amor que aqueça, alegria nas pequenas coisas, reconhecimento na simplicidade e além de tudo uma família saudável.
    Que Deus abençoe e guarde a ti e aos teus.
    Que em tudo vc seja fortalecida.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Poxaaa.....parabéns pra ti muitas felicidades....e meu tmj neguinho aqui tb ta nessas kkkkkkk seria engraçado se não fosse trágico.....mais após o seu ultimato adivinha ele vai se tratar pelo menos por um tempo....tenha certeza....um bjaum e aproveite seu dia......sorria com o coração

    ResponderExcluir
  4. Que dia lindo o Senhor já fez! Tenho a certeza que milhares de pessoas te abraçam com o coração neste momento, te desejando toda a alegria, amor, paz e fé, que você sem dúvidas merece nesse dia e sempre. E não apenas por merecer, porque o Deus que servimos é um Deus de GRAÇA! De favor, amor, misericórdia e de milagres! Você é especial Poly! Grande beijo

    ResponderExcluir
  5. Querida! Hoje é um dia muito especial, dia que Deus realizou um sonho Dele, um verdadeiro milagre aqui na terra: VOCÊ! E saiba que vc não és esse milagre apenas pelo que faz, apenas porque tem superado um dia após o outro a sua codependência e nem porque vc faz um bem enorme para várias pessoas, isso tudo é sim mto especial, mas ainda que vc não tivesse nada, ainda assim seria amada, querida, a princesinha do Pai do céu! E hoje é o dia que o céu está em muita festa por este dia! O SEU DIA, SEU! Em meio ao furacão, pare para ouvir o que o Pai quer te dizer, Ele tem presentes maravilhosos, esteja a tenta para que não se percam sem vc apreciar... E que seja um feliz dia! Não há vitória sem Cruz querida! Estamos juntas! Saiba disso! Feliz aniversário! (Cris - D.C.C.)

    ResponderExcluir
  6. Parabens flor tudo de maravilhoso q nosso deus possa te oferecer grande beijo.

    ResponderExcluir
  7. A alegria do Senhor é nossa Força !!!! Deus vai te surpreender creia somente !!!
    Dedico um louvor pra você neste dia ( Acalma meu coração- Anderson Freire ) vai falar ao teu coração... Feliz Aniversário !!!! Deus é Contigo......D@m@rys

    ResponderExcluir
  8. PARABENS POLY QUE DEUS TE ABENÇOE SEMPRE, TE DE AMOR, FELICIDADES, ALEGRIAS SEM FIM. QUE ELE SUPRA SUAS NECESSIDADES. SOU UM ADICTO E AGORA VEJO COMO VCS SOFREM COM NOSSAS BURRADAS PRECISAMOS MUDAR ANTE DE PERDER AS JOIAS QUE DEUS NOS DEU, NOSSAS ESPOSAS E FAMILIA... ABRAÇO E FORÇA SEMPRE.

    ResponderExcluir
  9. Eu seguro minha mão à sua mão
    E uno o meu coração ao seu,
    Para que juntos possamos fazer
    Aquilo que sozinho eu não consigo!
    Parabéns!!!Que Jesus continue a lhe abençoar, dando-lhe paz, tranquilidade, sabedoria,luz, força e FÉ.
    Tamo juntas!!!
    Abraços e beijos no seu coração!
    Jaqueline Araujo

    ResponderExcluir
  10. Polly, te desejo felicidades, muita mesmo, ainda que o dia nao seja como vc esperava... vc mais que ninguém sabe os altos e baixos da convivência com um adicto, infelizmente! Que independente das escolhas dele, vc faca as suas, sempre exalando amor e vontade de viver, vc merece alegrias e sorrisos! Um beijo no coração! Milene

    ResponderExcluir
  11. Parabéns!! Felicidades!! Continue sua caminhada firme e forte, sempre com fé."TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE."

    ResponderExcluir
  12. Parabéns!!!! Que DEUS continue te Iluminando nesta caminhada!!!! beijosssss

    ResponderExcluir
  13. Desejo alem dos parabens, aquilo que mais precisamos:forca, fe, serenidade. Deus te abencoe imensamente, e a sua familia tambem. Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns!!!!! Tudo de bom pra ti, sempre e sempre!!! Feliz aniversário!!!
    Bom, quanto ao seu marido, tenho uma sugestão para o seu ultimato: existe 1 tratamento que é muito eficiente, e é pouco conhecido. Hipnoterapia. Hipnoterapia (hipnose clínica) possui uma tecnica fantástica. Funciona sim, é extremamente eficiente em traumas, vícios, ansiedade (ansiedade é mãe de todas as compulsões), etc. Pode ser usado após a desintoxicação com a ibogaína, ou diretamente. Mas a pessoa tem que estar limpa, ou seja, sem efeito da droga ou álcool. Passo-lhe uma indicação que chegou até mim: Clínica Hipnoticus com Dr Henrique, liga lá e veja as informações, aqui em Floripa foi ele o recomendado aí em Brasília (61) 3263-9853. Sucesso!!!
    M.

    ResponderExcluir
  15. IPolly: além de toda admiraçäo que tenho por vc..me sinto mais perto ainda em saber ,que vc tem a mesma iddade q eu..nasci em 4/6/78 e que toda essa força só poderia vir de uma geminiana...bj parabéns atradado.

    ResponderExcluir