sábado, 29 de março de 2014

Quanto mais gente multiplicando, melhor!

Bom dia!

Como estão vocês?

Espero que bem, e buscando ajuda...

Ontem se encerrou o III Curso de Multiplicadores de Ações de Apoio às Famílias. Gente, é indescritível o que sinto a cada edição desse curso.

São profissionais e familiares, juntos, debatendo informações úteis, a fim de levar ajuda a quem precisa. Simplesmente lindo! Todos os palestrantes são voluntários, o que faz a coisa ser feita ainda com mais amor.

Fiquei devendo os últimos três dias do curso para vocês. Não é mesmo?

A quarta-feira foi aberta com a palestra de Roberto Cavalcanti, do Amor-Exigente, que contou um pouco da história do grupo, falou sobre limites, educação de filhos, e sobre os 12 Princípios do AE.


Roberto Cavalcanti, do Grupo Amor-Exigente.


Na sequência, ouvimos o Dr. Leonardo Moreira, que embora seja o Subsecretário de Políticas sobre Drogas do DF, e um Psiquiatra muito conceituado, Especialista em Dependência Química, é alguém muito simples e acessível. Sua palestra foi rica de informações técnicas sobre a dependência química, e também sobre o papel da família. Ele extrapolou meia hora do horário do fim da aula, para atender aos interessados que continuavam a fazer perguntas. Achei muito bacana!


Dr. Leonardo Moreira, sabe muito!

Na quinta-feira, o R.S., um adicto em recuperação há mais de 05 anos, trouxe a sua palestra: Motivação e Disciplina na Recuperação. Ele envolveu todo o público ao contar da sua garra para se recuperar.


R.S., história linda!

Na sequência, foi a minha vez. Levei a palestra: Codependência, a doença da família. A primeira parte da palestra foi teórica, com conceitos e história da codependência. E na segunda parte, fiz uma partilha sobre a minha experiência de vida.


Polyanna, falando sobre a codependência.


Ao final, recebi muitos abraços, fotos, carinho, agradecimentos... Mas os olhinhos marejados de uma senhora de quase 80 anos, pegando em minha mão e dizendo: “Minha filha, que testemunho lindo esse seu. Sofro com meu filho que usa drogas. Mas agora sei que esse problema não é meu, é dele. Agora vou cuidar de mim...” foi inesquecível!

Sensação inenarrável.

Antes de falar do ultimo dia do curso, queria contar sobre a blusa que usei para palestrar.

Sei lá por que, um dia acordei com a ideia de comprar uma camisa com a palavra FÉ para usar na palestra. Andei, andei e não achei. Daí, em uma loja pequena, perto de onde moro, adentrei e perguntei ao dono: tem alguma blusa com a palavra FÉ? E ele disse que não. Quando eu estava saindo, vi uma blusinha preta no manequim, que estampava várias palavras positivas: SAÚDE, GENEROSIDADE, FAMÍLIA, AMOR e várias outras... mas, não tinha fé. Ok. Achei a blusa linda, e pensei: com essa blusa, mesmo calada, já estarei levando a mensagem... Comprei.

Na noite anterior à palestra, deixei minha roupa pendurada em cabides, na área de serviço do apartamento onde moro. Quando acordei, pela manhã, ao olhar para a blusa, de longe, vi uma grande palavra FÉ! Todas as palavras juntas formavam a palavra fé, e eu não havia percebido. Gente, me arrepiei! E pensei: obrigada, meu Deus, por me mostrar que realmente é preciso ter fé, mesmo quando desistimos dela!


Fé!!!

Demais, né?

Continuando sobre o curso, a penúltima participação foi do grupo Nar-Anon, levando aquela mensagem maravilhosa de recuperação!


Acesse: www.naranon.org.br


No intervalo, os participantes, além do coffe-break, tiveram a oportunidade de visitar o palco da copa do mundo em Brasília, a arquibancada do estádio Mané Garrincha, afinal, o curso foi dado na sala de imprensa do Estádio.


Visitando a arquibancada do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha


E pra fechar, a Psicóloga e Especialista em Dependência Química, Patrícia Aires, fez um debate com os participantes, sobre Dependência Química e Codependência. Muito alto astral, dinâmica, e engraçadíssima, ela respondeu a todas as perguntas e nos fez refletir bastante.


Psicóloga Patrícia Aires, ela é demais!


Uma média de 130 novos multiplicadores foram formados. Sensação gostosa de missão cumprida. Agora cabe a cada um levar adiante o que foi apreendido. E espero que muitos dos familiares presentes continuem buscando ajuda.


Alguns dos novos multiplicadores e equipe.


O próximo curso será de 19 a 23/05/2014!

Conforme prometi, depois voltarei para postar o vídeo da palestra sobre codependência para vocês.

E no decorrer das postagens, vou multiplicando com vocês as informações apreendidas no curso. Muuuitasss!

Beijos.

Bom fim de semana!

2 comentários:

  1. Bom dia Polyana vc vai comercializar a camisa?.........Deus agiu grandemente pois sabemos que somente com FÉ é que podemos agradar o Seu coração. Muito paz e amor de Deus em suas vidas

    ResponderExcluir
  2. Que história mais maravilhosa é essa da camiseta! É Deus agindo sempre a nosso favor! Ah, se a comercialização da camiseta sair, quero uma também! Parabéns pela capacitação de novos agentes e espero que SP também entre no circuito . Bjo querida <3

    ResponderExcluir