sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Só Por Hoje, o Segredo!

Meu filhote do meio.

Boa tarde, queridos(as)!
 
Tudo bem com vocês?
 
Por aqui tudo bem! Semaninha corrida, mas muito boa!
 
Palestra em uma faculdade, para formandos em Assistência Social; cantata de Natal dos meus dois filhos menores; escrever cartinha para o papai Noel que visitará a creche deles hoje e “levará” os presentes, ajudar o “papai Noel” a escolher os presentes, levar minha filha para seus "compromissos” de final de ano com seus amiguinhos, almoço de confraternização no trabalho, e por aí vai... Adoro o mês de dezembro!

Após a palestra, na Faculdade Anhanguera
 
Quanto a palestra, foi uma experiência incrível. Mais ou menos cinquenta ouvintes. Eu estava um pouco receosa de como seria a receptividade, pois foi a primeira vez que falei para pessoas que supostamente não vivem o problema, mas foi lindo! Estou tentando postar o vídeo da palestra na íntegra. É rapidinho, e quero que vocês vejam. 
 
Ao final, três familiares me procuraram para falar dos seus amados adictos. E uma jovem, adicta em recuperação, muito querida, veio me contar do seu sucesso, há quatro anos limpa! Lanchinho com o pessoal, me senti em casa, e fui muito bem recebida. 

Hoje eu gostaria de conversar com vocês sobre um termo muito utilizado por membros do N.A. e também de outros grupos de apoio onde os doze passos são praticados: o “só por hoje”.
 
Essa simples frase, que por vezes até parece um jargão, para mim, é o segredo! Você pode conseguir qualquer coisa, se usar o “só por hoje”.
 
Recentemente, vimos a linda postagem da nossa amiga Luciana, onde ela relata sua vitória contra a balança, praticando o “só por hoje”. (Clique aqui, e leia).
 
Nos A.As e N.As, vemos adictos em recuperação há muitos anos, mas que até hoje vivem no “só por hoje”.
 
Mas, afinal, o que é isso?
 
Conforme o livrete Os Lemas do Nar-Anon, “a prática deste Lema nos encoraja a fazer algo diferente apenas hoje, sem o compromisso de fazê-lo pelo resto da vida. Talvez um compromisso de longo prazo seja um fardo muito pesado, mas se com humildade assumimos fazer algo diferente, só por hoje, nossa vida pode mudar.”
 
Muitas vezes, temos sonhos de mudança dentro de nós, como: passar em um concurso público, emagrecer, ser feliz, etc. E esses sonhos são possíveis! O problema é que, quase sempre, tendemos a esperar o dia 1º de janeiro, ou a segunda feira, ou amanhã... E esse dia nunca chega. E permanecemos em nossos velhos hábitos. E nunca mudamos.

Se o seu sonho é passar em um bom concurso público, comece a estudar hoje! Só por hoje, estude ao menos por duas horas. Vamos lá, é só por hoje!
 
Quer emagrecer? Então, só por hoje, não coma guloseimas, e capriche nas saladas! Vamos, só por hoje, a gente consegue!
 
No meu caso, essa é uma das armas que uso para vencer meus defeitos, inclusive a codependência. Quando quero controlar alguém ou alguma coisa, quando esqueço da minha própria vida, quando começo a olhar demais para os outros, acendo a luz do “só por hoje”.  Êpa, Dona Poly, só por hoje, cuide apenas de si mesma!
 
Muitas vezes, meu esposo estava nas ruas, na ativa, e eu usava esse lema para conseguir dormir, me alimentar, curtir meus filhos, e ser feliz só naquele dia... Quando o dia estava muito difícil, eu dizia para mim mesma, só nessa hora não tentarei ligar para ele, só nessa hora farei algo que me faça bem, só nessa hora me ocuparei com coisas minhas... E esse exercício foi se tornando um hábito.
 
Existem pessoas que sempre acham que o outro é que deve mudar. Que o outro é que é o problema. O outro, o outro, o outro... Eu também pensei assim, durante muito tempo. E sempre adiava a minha felicidade para quando o meu esposo deixasse as drogas. Depois que vi o quanto de coisas há em mim mesma para mudar e vencer, parei de pensar tanto nele e em seus problemas. Hoje tenho o meu próprio “só por hoje”.
 
Essa é a chave da minha superação diária. Só por hoje!
 
Mude sua vida hoje!
 
Recentemente, perguntei às companheiras do facebook o que elas fazem por si mesmas, e em prol da própria recuperação. Vou enumerar essas dicas para que as(os) leitoras(es), que sentem que se perderam em algum lugar, sejam ajudadas(os), e comecem a praticar HOJE! 

1.       Oração
2.       Terapia com Psicólogo
3.       Grupo de apoio aos familiares
4.       Amizade com companheiros de grupos
5.       Ler livros sobre codependência (sugestões: Carta Aberta a Minha Família – Naranon, CEFE, Codependência Nunca Mais – Melody Beattie, e Amando um DQ – Dias de Dor – Polyanna P.)
6.       Praticar os doze passos
7.       Focar mais em si mesmo, e menos no outro
8.       Ter um blog
9.       Ler os blogs
10.   Comunhão com Deus
11.   Cuidar do corpo (malhar, endocrinologista/nutricionista, massagens, boa alimentação)
12.   Confiar em Deus
13.   Saber que tudo sempre passa
14.   Participar de grupos online
15.   Participar de teatros
16.   Terapias em grupo
17.   Tratamento homeopático
18.   Agradecer a Deus
19.   Ter uma “madrinha” na recuperação
20.   Focar em suas próprias atividades (trabalho, filhos, etc)
21.   Partilhar
22.   Ir à igreja
23.   Caminhar
24.   Reeducação alimentar
25.   Desligar-se, com amor
26.   Florais de Bach
27.   Viver minha própria vida
28.   Praticar o só por hoje
29.   Buscar ser feliz, independente do que está ao redor
30.   Cuidar da saúde e da aparência
31.   Estudar sobre dependência química e codependência
32.   Cuidar da casa
33.   Passear
34.   Fugir dos pensamentos e pessoas negativas
35.   Ter esperança, não expectativas
36.   Buscar o equilíbrio emocional
37.   Dizer para si mesma(o): eu posso!

Tenho certeza que em um ou mais desses itens está a chave para a sua recuperação, então escolha e comece, mas comece hoje... Só por hoje! Vamos tentar?

Acredite! É possível ser feliz, mesmo amando um dependente químico, afinal a felicidade vem de dentro, e não de fora...

Muito obrigada às(os) companheiras(os) AM, CY, ML, GT, TML, RC, LBL, MP, DC, TL, MS, CT, KC e CF que colaboraram com suas experiências.

Hoje vou terminar deixando um conhecido (e lindo) texto de Charles Chaplin, que fala sobre o hoje...

Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite.
É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.
Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição.
Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.
Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo.
Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido.
Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho.
Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus.
Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.
Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.
O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.
E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.
Tudo depende só de mim. 
 
Quanto a mim, só por hoje, escolho curtir os meus filhos quando voltar pra casa. Só por hoje, sinto saudades sim, mas opto pela alegria de saber que meu esposo está bem. Só por hoje, cuidarei bem da minha alimentação... Só por hoje, não cobrarei demais de mim mesma... Só por hoje, serei feliz!


Bom fim de semana!!!


5 comentários:

  1. COMO É BOM LER UM POST CHEIO DE RECUPERAÇÃO!!!!
    Polly, sabemos que tudo que está a nossa volta muitas vezes interferem em nosso estado de espirito, no entanto é nosso livre arbitrio deixar que as coisas continuem interferindo ao longo do dia, ou ter uma nova perspectiva!
    Você poderia estar chorando agora, teria motivos? Sim, razões? Talvez não, quem alimenta nossa infelicidade somos nós mesmas!
    Da mesma forma SÓ UMA PESSOA PODE DECIDIR NOSSA FELICIDADE : NÓS MESMAS.
    "Viver um relacionamento" pode ser dificil, mas sinceramente acho que focamos somente nas coisas ruins... e esquecemos das boas:
    Dormir de conchinha
    Companheirismo
    Rir a dois
    Fazer Amor
    Alguem que esfregue as costas (puxa eu que to solteira agora sofro pacas! kkkk)
    Olhar nosso amor dormindo
    Ser olhada enquanto dorme
    Um Bom dia
    Um eu te amo!
    rs... Mãos dadas... carinho... cumplicidade... olho no olho... experimentar o prato do outro (rs)... pedir um copo dágua...brincar junto... fazer palhaçada! ganhar cafuné rs...
    Ain... a carência tá batendo! ahuahauhauhau Mas eu me propus... 01 ano sem relacionamentos!....
    Meus amigos vão sofrer...ahuahauhauhuah.... pq eu fico tão grudenta nessas épocas! Pedindo cafuné até pra minha filha! ahuahauhauhua

    Adorei a postagens!!!! Ganhei o dia!

    ResponderExcluir
  2. OLa,minha querida ganhei o meu resto de dia,saber que e so por hoje que estamos aqui ,e que podemos ser feliz,apesar dos problemas,da dores havia me esquecido de viver o so por hoje ,so por esse minutos e horas so por agora aprendendo a ser feliz,obrigada amiga pois vc me fez lembrar do so por hoje posso e quero ser feliz bjs...Jo

    ResponderExcluir
  3. Ler este post fez eu me sentir melhor. Simples assim! Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Oi mana,

    Como sempre seus posts são de arrasar qualquer coração, nós aqui em casa vivemos o SÓ POR HOJE, pois sabemos que FUNCIONA, HÁ 2 ANOS E 1 mês e 7 dias esta funcionando, como as companheiras acima, também ganhei o dia, te amo tá, até o dia 12/01 caso eu não esteja trabalhando pois irei fazer uma entrevista na próxima segunda, bjs, bjs, bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, Poly, amei encontrar o seu blog, vivo uma situação semelhante a sua,mas estava achando que o melhor a fazer era deixá-lo pra que ele tome uma atitude de mudança, mas conversando com uma amiga e lendo o seu post, decidi ficar "só por hoje", sei que a minha presença pode ajudá-lo, "só por hoje" estou feliz ao lado dele e sei que "só por hoje", Deus está do meu lado, me ajudando a caminhar com meu marido.
    Obrigada...

    ResponderExcluir