domingo, 30 de setembro de 2012

Um ano limpo!



Um ano se passou... Um ano que meu esposo está limpo! Só por hoje!

Sou capaz de ver um filme tão nítido em minha mente daquele 30 de setembro de 2011... Tanta dor! Ele estava afundado nas drogas e parecia não se dar conta disso. Nosso filho do meio tinha apenas 02 aninhos, eu estava grávida de quatro meses, e muito cansada daquele ciclo doentio e doloroso da adicção ativa.

Um dia antes, eu havia decidido sair de casa e deixá-lo seguir o seu próprio caminho. Não sabia ao certo para onde ir nem como fazer, mas sabia que não dava mais. Ele estava morrendo...

Para evitar que eu saísse de casa, ele se prontificou a sair. Pediu-me uma bolsa, colocou algumas roupas dentro e se foi.

“Eu não te mereço. Vou atrás da minha recuperação. Não dá pra continuar te destruindo assim, tem um ser aí dentro. Perdoe-me. Espero que não fiquem mágoas, ou ao menos que não fiquem tantas mágoas. Fica com Deus.” (pág. 252, livro Amando um Dependente Químico - Dias de Dor).

Não consegui abrir minha boca. Não consegui olhar em seus olhos. Nem chorar. Nem me mover. Nada.

Eu havia chegado ao meu limite e precisava de um pouco de paz, pois passava por uma gestação com placenta prévia.

E ele se foi com sua pequena mala, sem destino, sem rumo...

Era tudo tão triste e doloroso! Afinal, ele é o homem a quem eu amo!

Mais triste ainda foi ouvi-lo pelo telefone, no dia seguinte, dizendo que precisava de dinheiro para o novo aluguel, quando eu sabia que na verdade não havia aluguel, era simplesmente para mais drogas... Ele ainda não havia se dado conta da realidade. Não dei o dinheiro. Pedi a Deus por ele. Percebi que seria necessário esperar o tempo dele. E enquanto isso, tentei seguir minha vida.

“Quanto a mim, vou tentando manter a calma. Trabalho. Filhos. Casa. Gestação. Preciso continuar e sei que Deus está comigo.” (pág. 255)

Ele havia sumido por um dia. Eu sabia que isso significava um mergulho nas drogas. Tive medo. Tristeza. Falta de esperança. Mas, todos esses sentimentos negativos eu entregava para Deus, que era a minha fonte de paz em meio ao tsunami que passava.

Eram exatas 22 horas do último dia de setembro, quando fechei o portão e lhe deixei ir, mas dessa vez, com uma pontinha de esperança. Naquele dia, eu havia chegado em casa, do trabalho, com meu filhinho que havia buscado na creche, por volta das 18h30min. Entramos. Mal fechei a porta e escutei batidas no portão. Era ele. Vestido com as mesmas roupas brancas com as quais havia saído no dia anterior pela manhã. Sujo. Queimado do sol. Voz amolecida. Olhar perdido. Sim, ele havia usado drogas novamente. Pediu-me para tomar um banho. Que doloroso vê-lo assim tão abatido. Parecendo um menino assustado. Descontrolado.

“Até quando você vai se manter nessa? Pelo amor de Deus, acorda. Reaja. Se interna. Ou será que agora você resolveu se entregar de vez?!” Eu disse.

“Eu quero me internar. Mas, onde? Como? Você me ajuda?” Foi a sua resposta.

Ele tomou o seu banho, enquanto eu fazia algumas ligações. Em seguida, ele conversou com o responsável pelo Instituto, via telefone. Disse que queria se internar no mesmo dia, pois não estava nada bem. E se colocou a arrumar a sua mala.

Lembro-me que muitos companheiros de blog estavam orando por ele. Eu também orava por ele. E o resultado foi essa vontade de se internar tão repentina. Inexplicável. Sou eternamente grata a cada um de vocês que segurou na minha mão naquele momento e que pediu a Deus pelo meu esposo.

O nome do instituto onde ele foi internado é Fênix, e esse nome é bem propício. A ave fênix é o símbolo da regeneração e da vida, do renascimento e do ressurgimento de onde já não havia esperança.

E foi o que aconteceu. Ele renasceu...

Um ano que ele está em recuperação! E meu desejo é de gritar a Deus: Obrigada!

Ontem estivemos no instituto onde ele passou por sua internação. Mas, dessa vez, eu estava lá para ajudar aos demais familiares com o que aprendi, enquanto meu maridão, dezessete quilos mais gordinho, estava a cuidar do nosso pequeno Victor (6 meses), cujo nome significa vitória certa!

Eu nunca abandonei ao meu esposo, porque via o seu desejo desesperado por se recuperar. Por vezes a adicção era mais forte, mas ele sempre quis se livrar das drogas. E mesmo longe, eu sempre estive com ele em meu coração e em minhas orações. Nunca deixei de acreditar na nossa família e no nosso amor...

Se você é adicto e está lendo esse post, entenda que o primeiro passo para a recuperação é a aceitação da doença. Meu marido precisou se render, aceitar sua doença, perceber que sozinho não seria possível e pedir ajuda, para então começar a caminhar em um caminho diferente, o caminho da sua recuperação.

Só por hoje ele está livre! Livre para ser um bom pai. Para curtir os filhotes. Para atuar como um esposo e chefe de família. Para exercer sua profissão que tanto ama. Para ter um cartão do banco ou uma nota de R$ 50,00 na carteira. Para ir e vir. Para viver de verdade...

Só por hoje, eu estou muito feliz e grata por isso! Só por hoje, quero apagar o que passou e não me preocupar com o que virá, pois se Deus deu essa reviravolta em nossas vidas, certamente Ele continuará a cuidar de nós...

SÓ POR HOJE... UM ANO!!!




Queridas(os), termina aqui mais um ciclo em minha vida! Como sabem, nesta semana voltarei ao trabalho, pois é o fim da minha licença-maternidade. Além disso, estou concluindo o livro Amando um Dependente Químico – Dias de Recuperação. Quero sim continuar a levar essa mensagem de todas as formas possíveis, mas compreendam se as postagens não forem tão frequentes daqui pra frente. Ok?

Estaremos sempre juntas(os)!

Muito obrigada, do fundo do meu coração!

Beijos.
Polyanna

17 comentários:

  1. Parabéns por este um ano de recuperação do seu esposo!

    Aguardo ansiosamente a segunda edição do livro!


    beijos

    ResponderExcluir
  2. QUERIDA POLY ,ESTOU MUITO FELIZ POR ESTE DIA TÃO ESPECIAL ''1 ANO''LIMPO,SIGNIFICA 1 ANO DE VIDA NOVA ,1 ANO DE PAZ...
    CLARO QUE NESTE UM ANO DE RECUPERAÇÃO SABEMOS QUE TANTO PARA VOCÊ ,COMO PARA ELE ,NEM TUDO FOI FÁCIL,A RECUPERAÇÃO DE AMBAS AS PARTES TAMBÉM NÃO É FÁCIL...
    MAS O QUE IMPORTA É QUE VOCÊS CONSEGUIRAM , VOCÊS VENCERAM E COM A AJUDA DE DEUS CONSEGUIRAM COMPLETAR 1 ANO,PARABÉNS!!
    DESEJO DE TODO CORAÇÃO, QUE DEPOIS DESTE PRIMEIRO ANIVERSÁRIO,VENHAM MUITOS OUTROS DE PAZ E PLENA FELICIDADE PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA... VOCÊS MERECEM!!!
    DEUS ESTÁ,SEMPRE ESTEVE, E SEMPRE ESTARÁ AO SEU LADO!!!
    MUITA PAZ E SERENIDADE PARA TODA FAMÍLIA.

    ResponderExcluir
  3. Parabens a todos vcs por esta data tao especial. Que Deus os abencoe e multiplique todos esses dias. Muita felicidades a vc`s sempre! =)

    ResponderExcluir
  4. Polly.. que saudades de você!!
    Quantas coisas aconteceram hein.
    Parabéns por tudo de bom que esta acontecendo em sua vida, voce merece! Parabéns pelo livro.. parabéns pelo bebezinho.. parabéns pela sua luta.. pelo um ano limpo! Imagino a felicidade que voce esta sentindo. Comemorem juntos esse ano limpo, voces merecem!!!
    Estou muito feliz por isso tudo.
    Tá vendo tudo deu certo. Continue acreditando..
    "Quem acredita sempre alcança", e voce esta alcansando.
    Estou muito feliz por voce poly!
    É muito bom saber que a gente também pode conseguir assim como voce. Pode ter certeza que voce esta ajudando muita gente com o seu livro, com a sua historia.
    Saudades de tu..
    Tenha um ótimo domingo. Bjus.

    ResponderExcluir
  5. Polly querida, prabéns a vc e ao seu marido pelas conquistas de cada dia, desejo a vcs que a cada dia seja tudo sempre melhor... Muitas felicidades e obrigada a vcs por serem exemplos e inspiração positiva para nós.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns amada...que Deus continue abençoar sua família...só por hoje meu esposo está limpo a 113 dias...em função do seu blog, eu fiquei incentivada a criar o meu tbm, onde eu possa expressar meus momentos, se quiser me seguir...um beijo.
    Deus é fiel!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá,Poly! Vc merece um maridão limpo e em recuperação! Que Deus abençõe !! Fiquei muito feliz, abraços e bons momentos para a família toda!! ( DC)

    ResponderExcluir
  8. Parabéns!!! Felicidades sempre... Família que escolhemos!!! Bj

    ResponderExcluir
  9. Obaaaaaaa!! Me arrepiei lendo o post!!
    Parabéns, parabéns, parabéns ao seu esposo! Parabéns a você também, Poly!
    Sem palavraas, estou muitíssimo feliz por vocês!!
    Beijão, fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  10. parabéns Polly...por 1 ano de paz de vcs...eu to tendo que passar novamente pela segunda separação...tem horas que penso que não vou aguentar, rezo um pai nosso...é assim que tenho sovrevivido a esses dias intermináveis...tentando dar o melhor de mim no que preciso fazer..filhos, casa, trabalho, mais o coração parece que ta morrendo, pq ele só sente dor, pq meu marido ta perdido nesse labirinto, pq isso não tem fim, ele não me deixa sair e nem sai...ta dificil...então mais uma vez vou rezar o pai nosso com fé de que dias melhores virão

    ResponderExcluir
  11. Sua luta não foi em vão!!! não pode haver recompensa maior ... deve ser mixe de orgulho e alegria... vc merece comemorar com ele esses 365 dias 12 meses e que seja eterno enquanto dure e dure para sempre

    ResponderExcluir
  12. Parabéns,Polly a vc,ao seu marido a família toda,pois com 1 ano de recuperação é muito bom,é ótimo que o DEUS da vida continue derramando graças no seu lar,é o que te desejo do fundo do meu coração,bjos!!

    ResponderExcluir
  13. Poly, quanta felicidade!!! 1 ano!!! Que Deus abençoe e esse primeiro aniversário represente tantas e tantas outras!!! Que seja assim todos os dias 1 de outubro até o resto da vida de voces! estou mesmo contente por voc, por seu marido e por seus filho! Quando vc disse que nao vai mais escrever com tanta frequencia, quase cai pra trás. Pensei: Jesus, e agora? O que fazer sem os posts da Poly? São eles que não me deixam tão só nessa vida de adicto, mas... vc também tem sua vida e uma vida muito boa, por sinal! Parabéns e fique sempre com Deus

    ResponderExcluir
  14. Poly, estou em lágrimas pela leitura deste post,parabéns por tudo! e principalmente por ajudar tantas pessoas no mundo, assim como eu! Espero um dia poder dizer tb que meu marido está limpo por tanto tempo... Só por hoje ele está há 36 dias...mas ele ainda está naquela fase que diz que consegue se curar sozinho... é mto difícil... bjs em tda família!

    ResponderExcluir
  15. E pra não deixar de ser clichÊ:

    AHHHHH FICHA DE UM ANO, AGORA ELE "BRILHA NO ESCURO", AGORA É A HORA EM QUE ELE COMEÇA A SER A LUZ PRA QUEM AINDA ESTÁ PERDIDO!!!

    Parabéns a vocês.... essa ficha me trazem uam lembrança melancolica de uns dos melhores tempos que vivi ao lado de um adicto em recuperação!!!

    PARABÉNS!!!! PELO MILAGRE...POIS UM ADICTO LIMPO SÓ POR HOJE POR SI SÓ JÁ UM MILAGRE!!! SÓ ELE PODE DIZER O VALOR DESSA FICHA!!!!
    AMO VCS INCONDICIONALMENTE!!!

    ResponderExcluir
  16. FELIZ,FELIZ POR VCS!! DEUS É MARAVILHOSO!!!

    ResponderExcluir
  17. Polly, vocês merecem!!!!!!
    fico muito, muito feliz mesmo por ler esse pos't...
    Acompanho desde o começo seu blog e sei o quanto você batalhou pra hoje estar desfrutando deste momento....

    Tenho fé, que ainda vou poder partilhar de uma alegria assim, comemorando um ano limpo do "João"...


    Beijos... tamuJuntas

    ResponderExcluir